quinta-feira, dezembro 27, 2012

Nome de rua


Deste-me um nome de rua,
Duma rua de Lisboa!
David Mourão-Ferreira 

Jardim Amália
Afinal deram-lhe o nome a um jardim, no alto do Parque Eduardo VII, onde agora chega o Corredor Verde de Lisboa. Jardim Amália. Para trás ficou a iniciativa popular de dar-lhe o nome de rua a São Bento, onde Amália Rodrigues viveu e conviveu. Ficava-lhe bem o nome, numa rua antiga da cidade que conduz à Madragoa, como ficaria em Alfama ou na Mouraria, bairros onde o fado nasceu e estabeleceu residência, bairros de gente que tem o fado nas veias.
Casa Museu Amália
Depois chegaram os poetas, e que bem que a voz de Amália fez à divulgação da poesia, depois de cantar e gravar fados sentidos mas também cançonetas comerciais e até mesmo versinhos a tecer o elogio da pobreza que tanto agradava ao regime. Mas Amália foi sempre superior ao que cantava, até cantar os grandes poetas da língua portuguesa. Então ficaram a par, os grandes poetas e a grande voz única e inimitável que os cantava. “Com que voz”, de Luís de Camões na voz de Amália, é das mais belas obras da língua portuguesa, cantada na música de Alain Oulman, um francês de ascendência nascido no Dafundo. Lembro-me de ouvir, muito antes de ser editada e publicada, a gravação integral do serão em casa de Amália com Vinicius de Morais e José Carlos Ary dos Santos, um pouco mais para diante com David Mourão-Ferreira. Foi ali, na Rua de São Bento, que muitos quiseram que tivesse como nome de rua o nome de Amália.
Na casa da Rua de São Bento existe agora a Fundação e Casa Museu Amália Rodrigues. De alguma maneira, Lisboa deu-lhe um nome de rua.

 Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário