terça-feira, setembro 06, 2016

Morreu o "Mourinho das Marchas" de Lisboa

Carlos Mendonça, o "Mourinho das Marchas"
Carlos Mendonça, conhecido como o “Mourinho das Marchas” de Lisboa, morreu em Lisboa aos 77 anos, anunciou fonte da família.
José Carlos dos Santos Mendonça, nascido em Lisboa a 28 de Janeiro de 1939, foi um artista português polivalente, que começou pelo teatro e pela dança clássica, mas que se começou a trabalhar como assistente de figurinismo quando se radicou em Londres, em 1964, já depois do cumprimento do serviço militar obrigatório.
Como figurinista, trabalhou para a BBC, a Granada Television, a Euston Films e a Paramount Films.
Alfama 
Regressou a Portugal em 1980, trabalhando como figurinista em programas de televisão, musicais e novelas, entre outros, escrevendo também vários espectáculos musicais. Desenhou também vários cenários e figurinos para teatros, como ABC, 
Variedades e Maria Vitória.
Alto do Pina 
Em 1990, foi convidado a dirigir a Marcha Popular de Alfama, o que fez durante 20 anos, como coreógrafo, figurinista, cenógrafo, letrista e também como músico e compositor.Conhecido por ter um estilo inovador, que inspirou muitos outros ensaiadores, conseguiu 13 primeiros lugares em 20 anos de marchas - 11 por Alfama e 2 pelo Alto de Pina -, assim como diversos prémios de figurinos, artes plásticas e coreografia.