sexta-feira, janeiro 16, 2015

Demolição sobe à cena no Teatro ABC

A Câmara de Lisboa vai avançar com a demolição do Teatro ABC, localizado no Parque Mayer e que se encontra já em ruínas. Independentemente do destino do Parque, que nunca mais se resolve, o ABC vai dar lugar a um parque de estacionamento da EMEL. Não podia ser mais triste o destino de um teatro e o destino do Parque também não vislumbra nada de bom na decisão de meter mais automóveis no seu espaço.
O ABC foi inaugurado nos anos 50 e teve o seu maior fulgor com o empresário Sérgio de Azevedo. Pela sua mão, o teatro de revista enriqueceu-se com nomes como os de João Perry, Nicolau Breyner, Rui Mendes, Maria do Céu Guerra. A grande Ivone Silva fez no ABC boa parte da sua carreira. E ali estava, na noite de 25 de Abril de 1974, a celebrar com toda a companhia o seu aniversário, depois dos ensaios, no Chico Carreira.


No Parque, de momento, apenas o Maria Vitória se tem mantido em atividade. A inauguração do Teatro Raul Solnado, no antigo Capitólio recuperado, tem-se atrasado. O Variedades está de portas fechadas.

Não fica bem a ninguém, por nenhum motivo, nunca, deitar abaixo um teatro. 

Texto e fotos Becos das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário