quarta-feira, julho 03, 2013

Um erro de 35 milhões de euros


O secretário de Estado da Cultura reconheceu que o novo Museu dos Coches, em Belém e a poucos metros do histórico Museu anterior, foi “um erro”. No entanto, o Governo decidiu-se pela sua conclusão e utilização futura do descompassado mamarracho.

“Tínhamos um Museu dos Coches a funcionar, sustentável, e criámos um investimento de mais de 35 milhões de euros para criar um novo museu, que, sendo um edifício de um arquiteto de reconhecido mérito, coloca problemas sérios de sustentabilidade e gestão futura”, disse o governante, acrescentando que, no entanto, o Governo não vai "deixar que aquele edifício fique em situação de não utilização".

A construção do mamarracho, pago pelos lucros da contrapartida de construção do Casino de Lisboa, através do Turismo de Portugal, começou em janeiro de 2009 e deverá abrir ao público na segunda metade de 2014.

O novo Museu dos Coches foi concebido em consórcio com os ateliês MMBB Arquitetos (Brasil), Bak Gordon Arquitetos e Nuno Sampaio Arquitetos (Portugal).

Para chegar à conclusão que o novo Museu dos Coches foi “um erro” não é preciso ser secretário de Estado da Cultura. O Beco das Barrelas tinha já denunciado o novo Museu como “muro da vergonha, um paralelepípedo branco, gigantesco, faraónico, que corta a vista do rio para terra e de terra para o rio”.


Texto e Fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário