segunda-feira, maio 20, 2013

Arte urbana alegra Lisboa

Alexi e Vladimir chegaram há oito dias de Kiev, na Ucrânia, e deixam Lisboa na sexta-feira, 24 de Maio. Eles partem mas a Praça Olegário Mariano fica mais vistosa, alegre e limpa.
Alexi e Vladimir constituem o coletivo Interesni Kazki, que se dedica a intervenções de arte urbana, e que veio a Lisboa a convite da plataforma Underdogs. O espaço para a intervenção dos pintores ucranianos, a Praça Olegário Marino, foi escolhido de parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, ao fim da Rua Pascoal de Melo, depois do cruzamento com a Avenida Almirante Reis, um canto habitualmente sujo e carregado de lixo.
 
O coletivo Interesni Kazki começou por planear a intervenção a realizar naquela parede de enormes dimensões, que se avista ao longe, por quem circula na Pascoal de Melo rumo à Almirante Reis. Depois meteram mãos à obra. Os dois artistas ucranianos são seguidores do surrealismo e antes de terminarem a sua obra não será fácil vislumbrar-lhe o alcance. Na enorme parede, perfilam-se já uma ave, que toca concertina, e um gafanhoto, que toca violino, frente a frente sob os braços de uma grande balança. Veremos. Quinta-feira ao fim do dia a pintura estará concluída.
 
Entretanto, a plataforma Underdogs tem outros projetos em marcha, dos quais o de maior relevo será a inauguração da galeria na Rua Fernando Palha, em Braço de Prata, e a atuação de dois coletivos norte-americanos, em Julho e Novembro. O balanço do ano é realizado em Dezembro, em exposição coletiva de todos os artistas que participaram nestas iniciativas.

Texto e Fotos Beco das Barrelas / D.R.

Veja também:






Sem comentários:

Enviar um comentário