quinta-feira, abril 04, 2013

Uma cidade classificada


A cidade de Lisboa surge num artigo da BBC Travel como uma das cinco cidades do mundo que apresentam uma melhor relação entre custo e qualidade de vida. A publicação online britânica apresenta estes destinos em alternativa às cidades com um custo de vida mais alto, dando destaque às suas principais qualidades.
Após a organização britânica Economist Intelligence Unit ter revelado o ranking das 140 cidades mais caras do mundo, a BBC resolveu mostrar que é possível viver com condições de vida semelhantes a estes grandes centros urbanos noutras cidades do mundo, com custos mais reduzidos.

 
O artigo "Cinco cidades onde pode viver à grande, por pouco" compara a capital portuguesa à cidade norte-americana de São Francisco. Segundo a BBC, Lisboa "partilha em número as qualidades topográficas e visuais" com a quarta cidade mais populosa do estado da Califórnia. A Ponte 25 de Abril é uma das semelhanças "mais óbvias", por ser "quase idêntica à Golden Gate".
"Tal como São Francisco, Lisboa é uma cidade pitoresca à beira-mar construída em sete colinas, que lhe dão uma vista impressionante por toda a cidade e mar. Também as ruas íngremes de Lisboa são servidas por carros elétricos amarelos, tal como os seus 'gémeos' dos Estados Unidos", salienta a publicação.

Texto João Francisco. Fotos Francisco João. D.R.
 
Leia mais sobre distinções e nomeações de Lisboa:




Desde que se publica o blogue Beco das Barrelas, a cidade de Lisboa mereceu as seguintes distinções e nomeações:

- 11 de Julho de 2012 - As revistas Time e USA Today incluíram este ano nas propostas de férias para os leitores uma visita a Lisboa.

- 13 de Julho de 2012 - Nove em cada dez turistas que visitam Lisboa ficam com desejo de voltar, segundo um inquérito do Observatório do Turismo. Os atributos da cidade de Lisboa por parte dos visitantes são: clima ameno, hospitalidade, relação qualidade / preço sem par na Europa, um destino humano, multicultural e tolerante.
 
- 11 de Novembro de 2012 - Lisboa foi eleita Cidade Europeia de 2012, prémio atribuído pela Academia do Urbanismo do Reino Unido. A escolha da cidade vencedora esteve nas mãos de cerca de 500 académicos.
- 16 de Dezembro de 2012 - Lisboa tem os preços mais justos e os alfacinhas são os europeus que melhor recebem os turistas, diz o site TripAdvisor, que coloca Lisboa no primeiro lugar do ranking dos destinos com melhor relação preço-qualidade.
 
- 3 de Janeiro de 2013 -  Segundo a revista Food & Wine, Lisboa está entre as dez cidades mais românticas, destaque que partilha com Paris, San Francisco ou Praga. A revista selecionou 24 cidades, consoante as vistas, arquitetura e gastronomia. Lisboa está em oitava posição, e é considerada uma cidade bonita e barata.
- 27 de Fevereiro de 2013 - Lisboa ficou em quarto lugar numa votação para eleger as cidades mais belas do mundo. A capital portuguesa ficou apenas atrás apenas de Veneza, Paris e Praga na iniciativa do site de viagens Urban City Guides. Lisboa é descrita como sendo uma das cidades mais “cénicas” do mundo, com os seus miradouros, colinas e ruas pitorescas. Trata-se de uma cidade de “uma beleza sem esforço com detalhes cativantes”.

- 26 de Março de 2013 - Lisboa foi eleita segundo melhor destino turístico da Europa, ficando apenas a 0,2% dos votos de Istambul, a vencedora da competição Melhores Destinos Europeus 2013, promovida pela European Consumers Choice.

- 27 de Março de 2013 - A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva acaba de ganhar o Prémio do Património Europeu Europa Nostra 2013, atribuído pela União Europeia. Os prémios Europa Nostra deste ano distinguiram ainda o Liceu Passos Manuel (…) e o Projecto SOS Azulejo, do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico.
 
Texto e Fotos Beco das Barrelas / D.R.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário