segunda-feira, abril 08, 2013

Quem passa pelo Alcobaça...


Agora que Lisboa anda em maré de peixe, sugere-se uma passagem pela Casa Alcobaça, Restaurante e Petiscos. Na Rua da Oliveira ao Carmo mudou quase tudo nos últimos anos. O Diário Económico mudou-se para Alcântara, a companhia de seguros converteu-se num Hotel de 4 estrelas. Mas o velho Alcobaça está no seu lugar e com a qualidade de sempre. Há quem se lembre da casa nos tempos dos bancos corridos e das mesas de tampo de pedra. Há quem se lembre de ver por ali a boémia do Parque Mayer - a Beatriz Costa, o Mário Alberto. Mas a casa evoluiu o necessário para dar um pouco mais de conforto aos clientes e foi apurando a qualidade. Portugueses e estrangeiros que por ali passem podem avançar com uma certeza: há sempre peixe fresco, do dia, bem cozinhado e acompanhado.
O Alcobaça tem desde há longos anos uma nova gerência. O patrão que substituiu a sociedade inicial deu parceria ao empregado mais antigo. E a equipa mantém-se. Com simpatia a grande eficiência.
 
Há 39 anos, o Alcobaça esteve no centro da História, com o essencial do 25 de Abril de 1974 - o cerco e a rendição do Governo - a passar-se ali à porta. Naquele dia, o patrão António Trindade e o empregado António Evaristo venderam tudo: sandes, bebidas, leite, águas, sumos, cafés. Até o pão rijo da véspera marchou, com qualquer coisa lá dentro, até folhas de louro. Ninguém queria deixar passar a História e o Alcobaça era a fonte de abastecimento mais à mão.
Os tempos passam, as clientelas mudam, mas o Alcobaça tem a mesa posta e na lista brilham os peixes mais saborosos, da Garoupa ao Carapau, alguns dos quais pouco vulgares em listas de restaurantes - como sejam o Cachucho para fritar ou a Sarda para cozer com grelos, batatas e cebola.
E para beber, o vinho da casa, servido em jarros, vem da Herdade do Esporão.
Rua da Oliveira ao Carmo, 9, com o Largo do Carmo à vista.

 Texto e Fotos Beco das Barrelas / D.R
 
Ver também:
 
O Tavares Rico encerrou temporariamente
O bacalhau dos Sapateiros

As referências são datadas e o Beco das Barrelas não se responsabiliza por eventuais alterações na qualidade do serviço e dos produtos, numa fase em que a restauração luta para sobreviver à quebra do poder de compra dos consumidores e ao disparo do IVA para 23 por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário