terça-feira, abril 09, 2013

Lisboa em Pessoa - aqui nasceu e morreu




“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.
Fernando Pessoa/Alberto Caeiro;
Poemas Inconjuntos;
5 de Fevereiro de 1925

Fernando Pessoa nasceu (13 de Junho de 1888, num quarto andar do Largo de S. Carlos) e morreu (30 de Novembro de 1935, num Hospital no Bairro Alto). Em vida, viveu em Durban e ele e os seus heterónimos conheceram este e outros mundos. A sua passagem pela vida, em Lisboa, está registada em andares onde viveu, lugares onde trabalhou, nos cafés que frequentou.
 

O seu nascimento tem registo num prédio do Largo de S. Carlos: “No 4º andar desta casa nasceu em 13 de Junho de 1888 o poeta Fernando Pessoa”.

Da sua morte, na fachada do Hospital de S. Luiz dos Franceses, na Rua Luz Soriano, resta a memória do seu derradeiro escrito, em língua inglesa, na véspera da morte do poeta: I know not what tomorrow will bring”.
Segundo o poeta, entre estas duas datas, todos os dias são seus.
Nada mais simples.
Texto e fotos Beco das Barrelas. D. R.

Sem comentários:

Enviar um comentário