segunda-feira, março 25, 2013

O bacalhau dos Sapateiros


Na Rua dos Sapateiros, à direita de quem avança para o Arco de Bandeira rumo ao Rossio, defronte das luzes e cortinados vermelhos red light do velho Animatógrafo, há um cantinho de bem-comer-e-beber constituído por uma sucessão de três restaurantes populares. São eles A Licorista e O Bacalhoeiro, estes dois associados, e a Merendinha do Arco.
O bacalhau reina por estas paragens, cozinhado sem disfarces de maior. Aqui é mesmo para quem gosta de bacalhau, lascado como ele é bom, cozido com grão e legumes, assado nas brasas com batata a murro, temperado com azeite, vinagre, alho, salsa e pimenta, ou em pastelinhos ou pataniscas, com variedades de arrozes a acompanhar - embora o de feijão, diretamente da lata, se tenha sobreposto às modalidades tradicionais e deliciosas de grelos ou de tomate.
 
A Merendinha do Arco distingue-se por uma vasta e variada lista de entradas / petiscos, em que avultam carapaus e sardinhas fritas, pastéis de bacalhau, torresmos do rissol, rissóis. Uma grande variedade de sanduiches responde a eventuais necessidades de uma refeição rápida - num larga zona de serviços - para complementar um prato de boa sopa caseira.
O Bacalhoeiro e A Licorista juntam aos pratos de bacalhau, a garoupa, o robalo e a dourada na grelha, e em matéria de carnes o ensopado de borrego e a feijoada à Transmontana, para além das habituais trivialidades.
As doses são generosas e os preços em conta.
 
As três casas dispõem de listas de vinhos mas, a bem dizer, os vinhos da casa, servidos ao jarro, respondem bem à exigência dos clientes com uma excelente relação de preço / qualidade.
Em matéria de sobremesas, o arroz-doce da Merendinha do Arco é uma  referência.
 

Texto e Fotos Beco das Barrelas / D.R.




Veja também:










As referências são datadas e o Beco das Barrelas não se responsabiliza por eventuais alterações na qualidade do serviço e dos produtos, numa fase em que a restauração luta para sobreviver à quebra do poder de compra dos consumidores e ao disparo do IVA para
23 por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário