sábado, janeiro 12, 2013

Salvemos a Cinemateca


A Cinemateca Portuguesa está em “situação de penúria”, revelou a diretora, Maria João Seixas. O subdiretor, José Manuel Costa, acrescentou que já estão em causa “funções estatutárias” do organismo por falta de financiamento, com atividades suspensas ou bloqueadas. A Cinemateca tinha já conseguido preservar cerca de metade de todas as longas-metragens portuguesas desde o tempo do cinema mudo. Mas a preservação do património fílmico em película está parada por falta de financiamento público e de medidas de controlo administrativo, por parte do Governo.

A Cinemateca Portuguesa foi fundada em 1948, com a designação de Cinemateca Nacional e tendo como diretor Manuel Félix Ribeiro, funcionário do Secretariado Nacional de Informação / SNI, sucedendo-lhe nos anos 70 Luís de Pina. O terceiro diretor da Cinemateca, entre 1991 e 2009, foi João Bénard da Costa, a quem sucedeu Maria João Seixas, em Janeiro de 2010.  
As atuais instalações da Cinemateca, na Rua Barata Salgueiro, foram inauguradas em 1980 e restauradas no início deste século. A Cinemateca Portuguesa tem três salas de projeção de filmes, a sala Félix Ribeiro, a sala Luís de Pina e um terraço para cinema ao ar livre. Na Cinemateca Portuguesa funcionam ainda o Museu, uma Biblioteca e o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento.
Com sede no Palácio Foz foi criada em 2007 a Cinemateca Júnior.

Na programação de Janeiro estão previstas cerca de 130 sessões de cinema e alguns colóquios, para “discutir os problemas” do lado invisível da Cinemateca. Estão igualmente previstos debates em torno do património fílmico, projeções de filmes sobre a história do cinema e visitas guiadas ao Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, o centro nevrálgico dos arquivos da Cinemateca.

Texto e fotos do Beco das Barrelas / Direitos reservados.

Leia também:



Sem comentários:

Enviar um comentário