sexta-feira, novembro 23, 2012

Entre a Senhora do Monte e S. Vicente de Fora

Largo da Graça

Olhem pra marcha da Graça,
Como vai feliz, contente!
Com o Monte a olhar pra ela
E a bênção de São Vicente
Marcha da Graça, Eduardo Damas e Manuel Paião,
voz de Amália Rodrigues

Vinte e quatro ruas, oito travessas, oito vilas, quatro pátios, três becos e três calçadas, dois largos, duas escadas e escadinhas, um miradouro: eis a freguesia e o bairro da Graça, datado do século XIX. Vai da capela e do miradouro de Nossa Senhora do Monte, desce pela Rua da Verónica até ao Panteão, com a Secundária (antigo Liceu) Gil Vicente pelo meio, pela rua da Voz do Operário até São Vicente, pela Damasceno Monteiro desce para os Anjos.
 
Capela da Senhora do Monte
 
Martim Moniz visto da Senhora do Monte
Na Graça, as pessoas conhecem-se. 
Afinal não chegam a seis mil. Os clientes tratam os lojistas pelo nome e vice-versa. “Bom dia senhor João. Bom dia Dona Natércia. O seu marido vai melhorzinho?”. Uns aos outros tratam-se por vizinhos. Partilham a realidade de uma vida remediada, nivelada por baixo..
O pequeno comércio tem tudo para oferta mas a procura também ali está em queda. Num minimercado uma senhora de idade levou para casa, como compras do dia, duas batatas médias e uma cenoura. “É tudo, Dona Aurora?” Perguntou a menina da caixa. “Veja lá primeiro quanto é a ver se ainda tenho que tirar alguma coisa”, respondeu Dona Aurora a remexer as moedas pequeninas na carteira.
Rua da Verónica,
com o Panteão ao fundo
Largo da Graça
Mas a Graça tem que ver, para além das novidades das montras do pequeno comércio. Tem a Senhora do Monte, com a capela e o miradouro, de onde se avista meia Lisboa, tem o Convento das Mónicas, tem as voltas do Caracol da Graça e, embora pertençam a freguesias vizinhas, São Vicente e o Panteão fazem com frequência parte da paisagem da freguesia.
De resto, o bairro é um conjunto de pouco mais de 40 arruamentos, com edificações irregulares que sobem e descem como que pelo capricho do desenho de uma criança.
 
Texto e fotos de Beco das Barrelas / Direitos reservados.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário