quinta-feira, outubro 25, 2012

O que faz falta é desassossegar a malta


Escrevo para desassossegar os meus leitores
José Saramago

A Fundação José Saramago instituiu o dia 16 de Novembro, data do nascimento do Nobel português da Literatura, como “Dia do Desassossego”. Celebra-se pela primeira vez no próximo 16 de Novembro, em que Saramago completaria 90 anos. Em simultâneo comemoram-se os 30 anos de primeira edição de “Memorial do Convento”.
No primeiro Dia do Desassossego estão já confirmadas as participações de Blimunda de Jesus, Ricardo Reis, Cão Ardent Constante, Jesus Cristo, a Mulher do Médico, Tertuliano Máximo Afonso, o elefante Salomão e muitos outros personagens da galeria do autor. Despertam particular curiosidade os encontros de Jesus Cristo e Ricardo Reis, dois ressuscitados, e do Cão da Jangada de Pedra com o Elefante. De resto, e a convite do pintor José Santa Bárbara, Baltazar, Frei Bartolomeu de Gusmão e até o Cão asseguraram lugares às janelas da Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, para assistir de palanque ao desassossego. Momento alto de todo o programa será Tertuliano Máximo Afonso, atuando a solo, a interpretar o dueto de O Homem Duplicado.
A Fundação convidou os leitores de Saramago a virem para a rua com os livros do autor, para os ler em voz alta, acenar com eles, exibi-los, partilhá-los, desassossegando a leitura e os leitores. A Fundação vai também editar um opúsculo que recolhe 90 palavras fundamentais na obra do escritor, escolhidas por leitores, através do site da Fundação.
O Desassossego transborda de Lisboa para Vila Real de Santo António, Huelva, Nova Iorque, New Jersey, Madrid, Porto, Londres, Santarém, o Mundo.
Mais informações aqui.
Texto de João Francisco. Fotos de Francisco João / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário