terça-feira, outubro 30, 2012

Cinelândia em Lisboa

As autorizações para filmar em Lisboa são agora mais fáceis de obter. A CML acaba de criar a Lisboa Film Comission que visa simplificar todos os processos para filmar em Lisboa, publicidade ou cinema.
Este entusiasmo pelo apoio às filmagens em Lisboa tem várias fontes. Uma é que a Câmara faturou perto de 500 mil euros, entre Janeiro e Setembro, em taxas para filmar na cidade, publicidade ou filmes de enredo. Outra é que a produção do filme Comboio Noturno para Lisboa gastou em oito semanas na cidade mais de quatro milhões de euros em hotéis, transportes, catering, aluguer de equipamentos, contratação atores e de equipas técnicas, etc. E a ideia é que Lisboa ganhou lugar na cena cinematográfica: tem luz, sol, cenários únicos, ambiente cosmopolita.
O curioso é que a ideia de fazer de Lisboa e arredores um centro de produção europeu de cinema mundial já tem barbas. Entre Janeiro e Fevereiro de 1929, Reinaldo Ferreira, o célebre Repórter X, publicou na revista Ilustração uma série de reportagens ficcionadas sobre a Cinelândia da Europa: a ação, da reportagem datada de 1929, passava-se nos anos 40 e Reinaldo Ferreira imaginava uma Cinelândia que começara a ser construída entre Alcabideche, Sintra a Cascais, gozando da proximidade do Estoril e de Lisboa.
Mais curioso ainda é que nos anos 90, sem conhecer o texto de Reinaldo Ferreira, a Câmara de Cascais inscreveu no PDM espaço para construção de uma Cidade do Cinema: 170 hectares de terreno, a meia dúzia de quilómetros do local onde Reinaldo Ferreira imaginara a Cinelândia. E o projeto avançou, com apoio da Tóbis e da Luso-AM, que também desconheciam a história de Reinaldo Ferreira. Mas, como muitas outras boas ideias, esta também não saiu do papel.
Agora é Lisboa que entra na corrida. A cidade tem “luz a jorros”, como preconizava Reinaldo Ferreira na primeira receita para vingar na indústria do cinema. Falta saber se mais alguém se lembrará de “construir um hotel aéreo” onde “antes existia o elevador de Santa Justa”, para ajudar a “enlaçar Lisboa nas serpentinas imensas de celuloide”.


A tempo: “SÃO PAULO, SP, 13 de outubro (Folhapress) - Uma campanha no Facebook está tentando juntar dinheiro para ver o diretor norte-americano Woody Allen realizar um filme em Lisboa. A página "Woody Allen, queremos ver-te a filmar em Lisboa", que já tem quase cinco mil seguidores, está procurando ideias para fazer o sonho se tornar realidade. Informe-se aqui.

1 comentário:

  1. Interessante blog, razão pela qual embora nem sempre comente, por feitio mais que por outra razão, frequentarei sempre que possa.

    ResponderEliminar