quinta-feira, setembro 13, 2012

Um leão na Estrela

Vinte anos após a inauguração, em Abril de 1852, o Jardim da Estrela recebeu um leão. A fera foi oferecida à cidade pelo africanista Paiva Raposo, sendo instalada numa jaula sensivelmente no local onde hoje se abre um dos portões do Jardim para a Avenida Pedro Álvares Cabral. O leão chegou a ser popular em vida e mais ainda depois da morte, quando Arthur Duarte resolveu dar o título de Leão da Estrela a uma comédia de 1947 sobre as aventuras de um adepto do Sporting.
O Jardim chamava-se Passeio da Estrela à época da inauguração. Mais tarde foi crismado Jardim Guerra Junqueiro. De resto, o Jardim da Estrela mantém a fisionomia de parque à inglesa. A colina, em caracol, que fazia de miradouro, está interdita por risco de desprendimento de pedras. O parque dos baloiços está igualzinho ao que sempre foi. Agora há dois cafés com esplanadas. E equipamentos desportivos informais. O coreto de ferro já não é usado com tanta frequência para concertos filarmónicos. Mas, nos tempos mortos, há quem use o coreto para um pezinho de dança.









A flora conserva-se exuberante e na fauna os patos e as carpas convivem no lago, onde uma escultura alegórica vai mantendo o nível das águas. As estátuas - de Antero e João de Deus no Jardim Guerra Junqueiro, da guardadora de patos e do cavador - estão nos seus postos.
E no seu conjunto o Jardim ainda vale algumas estrelas.
Fotos Blogue das Barrelas / direitos reservados

Sem comentários:

Enviar um comentário