quarta-feira, setembro 05, 2012

Um elétrico chamado 28

O poeta José Gomes Ferreira compunha poemas enquanto viajava de elétrico para Campolide. E ninguém suspeitava que o poeta levava “uma mulher nua nos joelhos”. Hoje, os amarelos da Carris já não chegam a Campolide. Vão da Praça da Figueira a Algés, do Cais de Sodré ao Cemitério da Ajuda, da Rua da Alfândega aos Prazeres, dos Prazeres ao Martim Moniz, com passagem pela Graça. E voltam. O carro tem 20 lugares sentados. Em pé cabe sempre mais um. A tarifa de bordo é de 2 euros e 85 cêntimos. “Cuidado com os carteiristas”, avisa a Carris.

A carreira 28 tem um percurso que atravessa o casco da Lisboa antiga. Parte de Campo de Ourique, junto ao Cemitério dos Prazeres, e desce para o Largo da Estrela, com a Basílica do Coração de Jesus a estibordo e o Jardim Guerra Junqueiro a bombordo. As janelas do carro têm vista panorâmica, exceto no banco dos palermas, que viajam de costas para a paisagem.

O elétrico desce pela Calçada da Estrela, passando o antigo Mosteiro de S. Bento da Saúde, onde 230 deputados representam nos nossos dias todos os cidadãos portugueses. De São Bento, o 28 continua a descer para o Poço dos Negros, antes de iniciar a subida para o Chiado.

Pode seguir… e segue amanhã

Texto de João Francisco. Fotos de Francisco João (direitos reservados)

2 comentários:

  1. "Sou eu, eu mesmo, tal qual resultei de tudo,
    Espécie de acessório ou sobressalente próprio,
    Arredores irregulares da minha emoção sincera,
    Sou eu aqui em mim, sou eu.

    Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou.
    Quanto quis, quanto não quis, tudo isso me forma.
    Quanto amei ou deixei de amar é a mesma saudade em mim. "

    Assim falou o Pessoa, grande utente da Carris

    E, ao mesmo tempo, a impressão, um pouco inconseqüente,
    Como de um sonho formado sobre realidades mistas,
    De me ter deixado, a mim, num banco de carro elétrico,
    Para ser encontrado pelo acaso de quem se lhe ir sentar em cima.

    E, ao mesmo tempo, a impressão, um pouco longínqua,
    Como de um sonho que se quer lembrar na penumbra a que se acorda,
    De haver melhor em mim do que eu.

    ResponderEliminar
  2. parece que tem muitos carteiristas, a carreira 28... tal como a carreira política

    ResponderEliminar