quinta-feira, agosto 30, 2012

Prazeres até à eternidade


Não é o Pére Lachaise, de Paris, nem La Recoleta, de Buenos Aires, não é o Hollywood Forever, de Santa Mónica, nem os cemitérios góticos de Barcelona, revisitados nas obras de Carlos Ruiz Záfon. Mas o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, regista de ano para ano um número crescente de visitantes que seguem o turismo cemiterial. Longe de procurarem uma variante sombria ou mórbida do turismo, os visitantes da cidade dos mortos buscam vestígios de uma monumentalidade funerária que é exemplo da arte romântica dos séculos XIX e XX. Anjos de pedra velam o sono eterno dos mortos. 
Os visitantes também procuram a história, pois ali jazem muitos dos que fizeram a história mais recente de Portugal. Logo à direita de quem entra no Cemitério dos Prazeres jaz o capitão Henrique Galvão, acompanhado na morte por um epitáfio que resume uma vida: “Quando a ditadura é um facto, a revolução é um direito”.

Jazem nos Prazeres estadistas como Fontes Pereira de Melo, empresários como António Augusto de Aguiar, poetas como Cesário Verde ou António Gedeão, prosadores como José Cardoso Pires ou Carlos de Oliveira, atores e músicos como João Vilaret, Vasco Santana, Mário Viegas, Carlos Paredes.
 
Quanto ao nome de Prazeres vem-lhe da designação da quinta onde se ergueu, em 1833, a cidade dos mortos da zona ocidental da cidade de Lisboa.
Texto de João Francisco. Fotos de Francisco João (direitos reservados).

1 comentário:

  1. Caro João: Pese, embora, o que pode parecer brejeirice, ouso lembrar um meu velho conhecido, que residindo em Alcântara, dizia sempre que a localização da sua casa "tinha o quarto virado para os Prazeres e a casa de banho para as Necessidades" !
    Parabéns pelo seu extraordinário blog.

    ResponderEliminar